26 de abril de 2013

Vila da Mata: jantando no meio da floresta pertinho de São Paulo

Já cansei de ver pessoas virarem os olhos e falarem "eca" quando eu comento sobre um restaurante vegetariano. O preconceito é tão grande! Eu não sou vegetariana, nunca nem pensei em ser, mas acho tão legal comer pratos feitos sem carne e ao mesmo tempo tão saborosos, que às vezes arrisco um lugar novo.

Dia 16, terça-feira, foi aniversário do meu irmão e, em casa, há uma "tradição" de que o aniversariante escolhe o restaurante em que iremos comer. Dessa vez, ele escolheu uma pizzaria vegetariana chamada João do Grão, na Granja Viana, que fica em Cotia. Confesso que fiquei surpresa por ele ter escolhido esse local, já que meu irmão é supercarnívoro, mas quando cheguei lá entendi tudinho.

A João do Grão fica na chamada Vila da Mata, uma vilinha mesmo que abriga mais três lugares diferentes, além da pizzaria: um restaurante vegetariano chamado SerAfim, que só abre nos almoços; o ulaBiná, um espaço que contém aulas para adultos e crianças e pode ser usado para festas e, ainda, uma lojinha chamada Tribal, em que a comunidade comercializa para manter o espaço ulaBiná. Gente, que lugar gostoso! É impressionante que a menos de 20 minutos de São Paulo exista algo desse jeito, que parece te transportar para o meio da floresta.


A pizzaria João do Grão é inteirinha feita de madeira e as mesas são todas iluminadas à luz de velas. Lugarzinho romântico pra ir com o namorado, hein? Quando você chega, é imediatamente recebido por pessoas muito simpáticas que te oferecem um caldinho quente antes das pizzas. Quando fui, era de ervilha e tofu, uma delícia!

Como era uma terça-feira e chegamos um pouco tarde (por volta das 21h), o lugar estava bem vazio. Desse modo, as pizzas foram feitas praticamente sob encomenda para a nossa mesa! E era tanta variedade que não dava pra escolher! O bom é que, por ser rodízio, o tamanho dos pedaços de pizza era razoavelmente pequeno, então deu pra comer bastante. Comi pizza de couve-flor com gorgonzola, castanha e nozes, pizza de shimeji, de shitake, de beringela com castanhas... Dá água na boca só de pensar! Depois, chegou a parte das pizzas doces. A minha preferida foi uma de abacaxi com chocolate branco e raspas de limão, mas também comi a tradicional de banana, uma de chocolate com castanhas por cima e experimentei outra de chocolate branco com preto.

Não vale ir com preconceito, é claro, mas eu falo com convicção: vale muito a pena! Além das pizzas serem deliciosas e o lugar muito gostoso, o fato de todos os sabores do cardápio terem o nome de personagens é muito criativo. A pizza de beringela se chama Cinderela Coroada, por exemplo, enquanto a de abacaxi com chocolate branco se chama Zé Carioca.

Pizza de shimeji, de couve-flor, de chocolate com castanha e de abacaxi, chocolate branco e raspas de limão

 Não é o máximo?

9 comentários:

  1. aaaaaaaai que delicia, gente, essas pizzas parecem ser maravilhosas *-* (em especial aquela de abacaxi, adoooro pizza com abacaxi! :D)
    Me deu muita vontade de ir neste lugar. Muito boa a dica!
    :*

    ResponderExcluir
  2. Obrigada ♥.♥
    Comprei aquele chapéu em São Paulo :D

    Que delícia *-*

    Instagram: ferdallan
    http://www.leferblog.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa quanta pizza diferentona, deu até água na boca aqui.
    E o que é melhor de tudo num ambiente perfeito, né??

    Xerim :)
    www.trilouca.com

    ResponderExcluir
  4. Que legaaaaaaal, devia ter algo assim por aqui rs

    bjss

    http://deliriosdeumcloset.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ahhh que delícia, fiquei com MUITA vontade *-* Adoro restaurantes vegetarianos, mas também nem sou vegetariana. Essa pizza de shimeji tá com uma cara de deliciosa! Já anotei o nome aqui pra ir qualquer dia ;)

    www.themelodyinside.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você for, me conta depois, Lary! Tenho certeza que vai amar! :)

      Excluir
  6. Eu fui lá já. É excelente! Você já é recebido com um abraço, literalmente, de um dos donos... a conversa flui... os sucos orgânicos são uma delícia... a pizza de abacaxi com chocolate branco e raspas de limão é extremamente gostosa!!!! Tudo ótimo! Reparou que o relógio de lá não tem ponteiros?

    ResponderExcluir
  7. Eu fui lá já. É excelente! Você já é recebido com um abraço, literalmente, de um dos donos... a conversa flui... os sucos orgânicos são uma delícia... a pizza de abacaxi com chocolate branco e raspas de limão é extremamente gostosa!!!! Tudo ótimo! Reparou que o relógio de lá não tem ponteiros?

    ResponderExcluir
  8. qual o horário de
    funcionamento?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...