9 de abril de 2013

Dieta sem sofrer: conheça a história da Bárbara Mamede

Segunda-feira é o dia mundial da dieta. A gente come um monte no fim de semana, se acaba nos chocolates da Páscoa e, na segunda, volta a seguir à risca aquele regime que promete ser milagroso - mas não é. Triste realidade. Há algum tempo, para me ajudar nessa batalha contra as gordices, comecei a seguir a Bárbara Mamede no Instagram. O perfil dela é o @dietasemsofrer e, lá, a gente encontra mil dicas para manter o corpo saudável. Todos os dias a Bárbara posta fotos do seu almoço, do seu jantar e, claro, dos lanchinhos entre as refeições. Porque todo mundo sabe que é preciso se alimentar de três em três horas, não é?

A Bárbara, com apenas 17 anos, é um exemplo para todo mundo! Come direitinho, faz exercícios frequentemente e nunca foge da reeducação alimentar. Mas ela, até o ano passado, era gente como a gente. Comia tudo o que tinha vontade e levava uma vida sedentária, sem praticar qualquer tipo de exercício. Foi há quase um ano que a sua vida mudou.


No dia 21 de Abril de 2012, a Bárbara Mamede descobriu que possuía diabetes tipo 1 - aquele tipo que é autoimune e pede a aplicação constante de insulina. "Essa data me marcou muito porque foi algo que eu jamais pensei que teria que passar" - ela contou para o Tem Certeza?. A taxa de glicose da Bárbara era tão alta (quase 400), que ela teve que sair do consultório da médica e ir correndo para uma farmácia comprar o glicosímetro (aparelho para medição) e a insulina para ser aplicada na mesma hora. "Me emociono ao lembrar desse dia, porque foi muito difícil passar por isso, ainda mais pelo fato de que não sabia muito sobre a doença, pensei que minha vida mudaria para pior." Mas hoje ela sabe que sua vida mudou apenas para a melhor.

Em uma semana, a Bárbara teve que mudar todos os seus hábitos. Trocou de colégio, casa, mudou sua alimentação e procurou uma academia, mesmo que só pudesse começar a se exercitar um mês depois do diagnóstico. "Quando eu descobri [a doença], resolvi encarar e decidi que seria a diabética mais saudável possível. Com poucos meses de tratamento consegui retirar 100% a aplicação de insulina e é essa a minha maior motivação para me dedicar cada vez mais. Os resultados com o corpo são as consequências de uma dedicação diária e, hoje, vejo que o diabetes só trouxe benefícios para minha vida. Meus exames estão extremamente controlados e, se depender de mim, será assim até o fim da minha vida", ela diz.

Hoje em dia, a Bárbara Mamede faz musculação, corre três vezes na semana e há pouco tempo começou o Pilates, que ela adora! Aos fins de semana não é sempre que se exercita, mas nesses dias controla um pouco mais a comida. Falando nisso, a dieta dela é um exemplo maravilhoso para se seguir. Ela nunca deixa faltar peixes, frango, arroz integral e salada variada. Mas muito se engana quem pensa que comer saudavelmente é deixar de lado aquilo que a gente mais gosta. Como a Bárbara disse, "fazer reeducação alimentar é saber se comportar diante da comida. Temos que comer para viver e não viver para comer". Faz todo sentido, não é?


O amor pelos exercícios e pela alimentação se tornou tão forte que, hoje, a Bárbara já sabe o que quer cursar na faculdade: Nutrição. "Um estilo de vida saudável é algo que deve se espalhar para todas as pessoas", ela diz. "Espero que todos os diabéticos possam um dia pensar assim como eu e descobrirem que podem levar uma vida normal. Como diz o livro Pollyanna, que li aos 12 anos de idade: busque sempre tirar as coisas boas de cada situação ruim que acontece em sua vida".

Todo mundo consegue! E a Bárbara Mamede é uma baita inspiração!
_
Para conhecer mais a Bárbara Mamede:
Instagram: @dietasemsofrer
Facebook: Dieta Sem Sofrer

9 comentários:

  1. Dá até para comer um hamburguer caseiro que eu acho até mais gostoso do que o industrializado.

    www.vaidosaetodaprosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito mais gostoso mesmo! O industrializado mal tem gosto! hahaha

      Excluir
    2. bom eu prefiro os industrializado mas é melhor que economiza e a pessoa que esolhe o que ela vai botar

      Excluir
  2. Adoreeeeei, tou precisando perder uns quilinhos hahaha

    Vem participar do sorteio da nova linha da maybelline?
    http://deliriosdeumcloset.blogspot.com.br/

    beijos

    ResponderExcluir
  3. ParabÉns! Vc é um exemplo de determinação! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei, parabéns! Vc é um exemplo de determinação, bjs

    Marcia Adrien

    ResponderExcluir
  5. Exemplo de determinação e disciplina.MINHA FILHA AMADA,MINHA FORÇA VEM DE DEUS E DE VC.

    ResponderExcluir
  6. Mas esse post TÁ DEMAIS!
    Exemplo de superação monstro! E até pra quem é amante de junk food e besteirinhas, as fotos são de dar água na boca! Dá até vontade de virar saudável!

    ResponderExcluir
  7. eu acho que eu não iria conseguir fazer dieta pq não dá pra resistir

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...