25 de junho de 2015

Existe idade certa para fazer intercâmbio?

Semana passada, contei aqui quais foram os motivos que me levaram a ficar hospedada na casa de uma família canadense ao invés de uma residência estudantil e a Thami, do Like Paradise, comentou que as minhas dicas eram muito legais e que ela tinha muita vontade de fazer um intercâmbio, mas, no momento, não havia como. 

O que me chamou a atenção, no entanto, foi ela perguntar se, com 23 anos, ainda daria tempo de fazer uma viagem dessas. Se você, como a Thami, também tem esse tipo de dúvida, aqui vai a minha resposta: não existe idade certa para fazer intercâmbio. Pode confiar. Eu mesma fui apenas com 25 anos e não me arrependi nem um pouco.


Há pessoas que acham que fazer intercâmbio é só coisa de gente nova e que, quanto mais idade você tem, menos você aproveita uma experiência dessas. Eu acho que é muito pelo contrário: quanto mais velho você for, mais maturidade terá para encarar algumas coisas que inevitavelmente passarão pela sua cabeça nesse período fora do país. 

Veja bem, na minha sala de aula da ILSC haviam pessoas mais novas que eu, mas também mais velhas, que iriam passar um ano no Canadá ou apenas um mês, e isso só tornou toda a experiência muito mais enriquecedora. Inclusive, durante um dos meses lá, tive aula com uma senhora de 65 anos, já avó, e que tinha resolvido fazer intercâmbio no Canadá depois de aposentada. Ela era um amor, superestudiosa e sabia falar muito melhor o idioma do que muita gente que conheci por lá. 


Claro que eu não acho que você deva esperar, caso tenha a oportunidade de fazer um intercâmbio quando mais novo. Cada momento da vida te permite explorar o novo país de maneiras diferentes e te traz momentos distintos que, com certeza, serão incríveis. Eu, infelizmente, não tive a oportunidade de ir morar fora antes de me formar na universidade, mas ter ido um pouco mais velha me permitiu fazer coisas que, provavelmente, não poderia ter feito quando mais nova (beber é uma delas). 

Eu só acho que as pessoas precisam tirar da cabeça que intercâmbio é coisa de adolescente e entender que, não importa a idade que você tiver, sempre será uma experiência incrível, lotada de momentos inesquecíveis e de muito aprendizado. Afinal, hoje existem diversos pacotes de intercâmbios diferentes que, com certeza, se encaixarão muito bem no que você espera dessa viagem. :)

6 comentários:

  1. adorei o post! morro de vontade de fazer intercâmbio!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente, não existe idade certa. Acho que cada fase terá uma experiência diferente, mas todas serão enriquecedoras com certeza. Eu fiz intercâmbio dos 23 aos 24 e acho que foi a idade perfeita pra mim.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, sério? Deixa eu falar contigo sobre isso rsrs
      Acho que Terei que fazer com essa idade, eu queria fazer mais cedo, mas n sei se Sera possivel
      Posso entrar em contato contigo? Meu Facebook é Mariana Locaspi

      Excluir
    2. Oi, flor! Claro, pode sim. Se quiser, me envia um e-mail: carolinalordello@gmail.com ou me adiciona no Facebook: Carolina Lordello ☺️

      Excluir
  3. Muito obrigada por responder a minha pergunta, Carol! Eu sempre tive essa dúvida, porque normalmente a gente vê pessoas com menos de 20 anos indo fazer intercâmbio e tal, mas essa ideia de que é melhor ir mais velha principalmente pra poder aproveitar mais, é boa. Tipo beber ou entrar em lugares que só pode +21. Adorei!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, eu super concordo que não tem idade para fazer o intercâmbio. O que vale é a experiência e o aprendizado que você vai ter.
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...