17 de junho de 2015

Por que escolhi ficar na casa de uma família canadense?

Quando comecei a contar para as pessoas que iria morar três meses em Vancouver, a primeira coisa que me perguntavam era: mas onde você vai ficar? Vai alugar um apartamento lá? Aí, quando eu comentava que iria ficar em homestay, ou seja, na casa de uma família canadense, a maioria das pessoas torcia o nariz e fazia muitas observações, como por exemplo: mas e se eles forem doidos ou você não se adaptar?

Minha casa em Vancouver 
Claro que isso poderia acontecer, mas, também, eu não estava indo para a casa de qualquer família, né? Quando você opta por ficar em homestay, você preenche um cadastro contando um pouquinho de você: sua idade, o que você faz da vida, se você gosta de cachorros, se fuma etc. Então, ao contrário do que as pessoas costumam achar, é a família que escolhe você, não ao contrário. Como eu e meu namorado queríamos ficar na mesma casa, esse processo foi um pouquinho demorado, mas nada que me deixou dias sem dormir.

A vista da nossa janela
Escolhemos ficar na casa de uma família canadense por um simples motivo: queríamos realmente viver a cultura de lá. Isso provavelmente não teria acontecido se a gente resolvesse alugar um apartamento ou, então, morasse em residência estudantil. Primeiro porque estávamos sempre juntos, então a chance de falarmos português era sempre muito grande; segundo porque brasileiro é que nem mato e você encontra em qualquer lugar e a gente tem uma tendência incrível de se agrupar, hahaha.

Nosso bairro lá :)
Então, se hoje alguém me pergunta se eu me arrependi de ter ficar em homestay, respondo sem nem pensar que não, não me arrependi. Viver na casa de pessoas com uma cultura completamente diferente da minha, fazer refeições muito diferentes das que estava acostumada e, ainda, poder exercitar meu inglês a hora que eu quisesse, especialmente no jantar ♥, foi uma das experiência mais incríveis da minha vida. Foi por causa disso que pude passar o Halloween como uma verdadeira canadense e também ter um Dia de Ação de Graças com tudo o que tinha direito, inclusive torta de abóbora e salmão selvagem assado, o que eu nunca teria se tivesse ido morar sozinha.

Todo mundo podia pegar ou deixar o livro que quisesse nessa biblioteca na frente de casa!
Pode ser que a gente tenha tido sorte com a nossa família canadense. Na verdade, não, com certeza a gente teve sorte. Eles eram gentis, legais e estavam dispostos a fazer tudo pela gente, até mesmo comprar blackberries gigantescas para mim. ♥ Mas, se você está indo fazer um intercâmbio e também escolheu a opção de homestay, não tenha receio! Existe muita gente legal no mundo e, se a família está disposta a receber um estudante intercambista, ela foi avaliada pela escola antes e cumpre todos os requisitos. Caso contrário, sempre há opção de você mudar de casa! :)

4 comentários:

  1. Ficar em casa de família é a melhor forma de praticar o idiomas e viver de verdade a cultura de outro país. Você com certeza fez a escolha certa :)

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Carolina, muito legal saber um pouco da sua experiência. Tenho muita vontade de fazer intercâmbio, talvez com meu namorado também, e não sabia que tem como ficar na mesma casa. Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Você escolheu bem em ficar em uma casa canadense do que ficar sozinha, realmente é tudo isso aí que você disse. Você iria se acostumar e viver na cultura deles mesmo, falar inglês mais vezes e com isso iria ajudando no vocabulário mesmo. Nossa, você aproveitou cada momento e isso deve ter sido muito bom mesmo! Obrigada pela dica! Eu sempre quis fazer intercâmbio, mas o dinheiro é muito curto aqui :( mal da pra pagar a minha faculdade, então pretendo fazer intercâmbio depois que terminar a faculdade, lá para os meus 23 anos (será que dá tempo?). Vou pedir ajuda pra você, então se prepara :P

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  4. Apaixonada pela casa e por tanto verde! ♥

    http://www.metadefutil.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...