7 de junho de 2015

Os livros de Chuck Palahniuk

Talvez você não o conheça pelo nome, mas com certeza o conhece por uma de suas histórias. Chuck Palahniuk nada mais é do que o autor de Clube da Luta, história que foi adaptada para os cinemas e se tornou referência cult ao redor do mundo. Ele é dos Estados Unidos e acumula uma série incrível de livros que, há algum tempo, tive a oportunidade de começar a ler.

Chuck Palahniuk

O primeiro livro que li de Chuck Palahniuk foi Sobrevivente. Ele é sobre a história de Tender Branson, um cara que sequestra um avião e, antes de cair para a morte, resolve contar toda a sua vida. Aos poucos, então, começamos a entender o que levou o personagem a tomar uma medida tão drástica para acabar com a sua vida e compreendemos por que ele é tão perturbado. 

Acontece que Tender Branson fazia parte de uma seita ultraconservadora que começou a se suicidar pouco a pouco e, de repente, torna-se o único sobrevivente dela. Isso o torna famoso em todos os Estados Unidos, mas não significa que ele passa a ser ouvido. Muito pelo contrário, a fim de ser aceito na sociedade, ele tem de mudar totalmente seu modo de viver, ouvir e falar. E isso é um problema, porque todos realmente acreditam que ele, além de ser um coitado, é uma espécie de salvador da humanidade.


Já o segundo livro que li de Chuck Palahniuk foi Condenada e esse resolvi comprar por indicação de mais de um amigo. Condenada conta a história de Madison Spencer, uma menina de 13 anos, filha de pais milionários e que estuda em um internato nos Alpes Suíços, além de possuir casas em vários países e diversos empregados ao seu dispor. Ela parece ter a vida dos sonhos de qualquer pessoa, com uma única exceção: está morta e, por algum motivo que não se sabe, foi condenada ao Inferno.

Condenada, então, conta a saga da menina Maddy em busca de Satã, a quem ela está doida para conhecer. Aos poucos, vemos seus novos amigos condenados, descobrimos como o Inferno realmente é e o que é preciso ser feito para ser condenado para lá. Maddy, além disso, precisa encontrar um emprego para pagar sua estadia no Hades e, por isso, vira atendente de telemarketing - seu único jeito de se comunicar com o mundo dos vivos.



Nem preciso falar que os dois livros são extremamente críticos, irônicos e, para quem não está acostumado com a escrita do autor, pesados, né? Com histórias de ficção, Chuck Palahniuk faz grandes críticas à nossa sociedade e fala de assuntos extremamente polêmicos de maneira irônica e engraçada. Os livros dele, além disso, possuem histórias fluidas e deliciosas de ler, fazendo com que você não pare até saber do final. Não a toa, o autor é um dos mais lidos da atualidade. Seus livros são incríveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...