27 de agosto de 2014

Vá conhecer o Butantan Food Park!

No final do ano passado, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou a lei que permite a presença de food trucks nas ruas - o que foi um grande avanço para a cidade que, seguindo os modelos de Nova Iorque e algumas capitais europeias, pretendia oferecer comida boa e barata para turistas e moradores.

Não demorou muito para que diversos tipos de food trucks aparecessem por aí. Hamburguerias, sorveterias e até mesmo cantinas italianas móveis passaram a fazer parte da realidade dos paulistanos. No entanto, algo muito mais legal ocorreu: começaram a surgir, em São Paulo, locais que agrupam todos esses food trucks, permitindo que cada um dos visitantes tenha uma variedade de opções muito maior para escolher.

Batata-frita no cone da Henri's Creperia Artesanal

Sábado passado, fui com meu namorado e alguns amigos no Butantan Food Park, um desses lugares que disponibilizam espaço para os food trucks estacionarem. Por ser do lado da minha casa, já fazia algum tempo que eu estava com vontade de conhecer o local e, depois de tanto enrolar, finalmente consegui ir. 

O Butantan Food Park, localizado a 500 m da estação de metrô Butantã, possui fácil acesso e o dia, ensolarado e quente, estava ótimo para um passeio ao ar livre. Então, quando cheguei por volta das 13h, logo de cara já notei a movimentação na rua. Famílias e amigos passeavam e se decidiam em relação ao que iriam comer: batata-frita, acarajé, hambúrgueres, sorvetes, churros e até mesmo macarons faziam parte das opções.

Polenta com molho de calabresa do La Polenta

Como vocês já imaginavam, é claro que eu não poderia ir visitar o Butantan Food Park sem experimentar algum dos famosos hambúrgueres de lá. No entanto, logo de cara dividi com meus amigos uma porção de batata-frita no estilo belga da Henri's Creperia Artesanal, servida em um cone e com um delicioso molho de alho por cima, e outra de polenta frita com molho de calabresa do La Polenta. Que delícias! As duas porções, se eu não me engano, custaram R$ 15,00 cada, o que pode parecer um pouco caro, não fosse o fato de que eram bem servidas e muitíssimos saborosas.

Acarajé do Acarajé da Barra

Então, eu e meu namorado resolvemos ir atrás do acarajé, por isso, fomos até a barraquinha mais baiana do Butantan Food Park: a Acarajé da Barra. Dividimos um acarajé, que foi R$ 15,00, e era mesmo muito gostoso! No entanto, se tiver que comparar com outros pratos que experimentamos, o acarajé talvez tenha sido o mais sem graça de todos. Era bom, mas achei caro e sem nada demais.

Mesmo assim, ainda não estávamos satisfeitos. Então foi a vez do hambúrguer! Depois de passear por todos os food trucks do Butantan Food Park, finalmente optamos pelo Porco Burguer (R$ 20,00), da Augusta Bakery: hambúrguer suíno (48 horas marinado em vinho e ervas), chutney de cebola, molho barbecue, queijo e pão australiano. Se preciso falar que estava incrível e que eu poderia com mais uns 15 deles sem enjoar? Não preciso, basta analisar a imagem:

Porco Burguer do Augusta Bakery

Depois disso, talvez vocês achem que a gente já estava satisfeito. Mas como havíamos dividido tudo e tínhamos o objetivo de experimentar várias comidinhas gostosas, partimos para os doces. Para começar, cada um de nós tomou uma paleta mexicana do Me Gusta (entre R$ 6,00 e R$ 10,00, eu acho), que eram todas incríveis! Confesso que achei a minha mais sem graça, porque era de morango com creme, mas a de banana com Nutella e a de morango com leite condensado estavam maravilhosas! Por fim, ainda comemos um churros do Churros Tentação, que é uma das maravilhas gastronômicas mais sensacionais do mundo e que fechou o passeio com chave de ouro. Recheado de Nutella (R$ 10,00), o churro é enorme e crocante, além de conter muito recheio e muita cobertura. Vale muitíssimo a pena!

Paleta mexicana de morango com creme do Me Gusta

Além disso, meus amigos experimentaram alguns outros pratos, como o waffleburger, um fondue de chocolate e frutas e também um lanche de picanha defumada e nenhum deles passou dos R$ 20,00. No entanto, algo que notamos é que, conforme foi chegando o final do dia, algumas barracas começaram a fechar, pois já haviam vendido tudo e não costumam repor os produtos. Por isso, é melhor chegar cedo!

Churros de Nutella do Churros Tentação

Todos os dias, o Butantan Food Park muda os restaurantes que estão expostos, o que deixa a experiência muito mais legal: você nunca saberá o que pode encontrar por lá. Por isso, caso sua primeira experiência não tenha sido muito satisfatória - vi pessoas reclamarem da quantidade de visitantes e das poucas mesas, por exemplo -, vá outra vez! Só não se esqueça de levar também dinheiro, porque algumas barracas não aceitam cartão, e que lá é uma espécie de feira, então não espere garçons e lugares confortáveis para sentar. A ideia é passear, experimentar coisas novas e, claro, aproveitar um pouco mais a cultura e gastronomia que cada país possui. A experiência é incrível e você sai de lá já esperando voltar! Uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...