7 de janeiro de 2015

Intercâmbio para o Canadá: por que Vancouver?


Depois de um longo e tenebroso inverno, cá estou eu de volta. Tudo bem, inverno sim, longo e tenebroso não. O fato é que eu não atualizo o blog desde agosto do ano passado e, acreditem, não foi por falta de assunto. O que aconteceu, na verdade - e se você me segue no Instagram provavelmente já sabe -, é que em setembro do ano passado eu e meu namorado fomos fazer um intercâmbio para o Canadá. Ficamos em Vancouver, mais precisamente, por três meses e, embora eu achasse que fosse querer atualizar o blog frequentemente para contar todas as novidades, não foi isso que aconteceu.

Fazer um intercâmbio sempre foi um sonho meu e, logo no começo do meu namoro, esse assunto surgiu. Minha sorte (ou destino ) foi que meu namorado também tinha essa vontade. Então, depois de algumas pesquisas, finalmente decidimos ir viajar juntos.


Claro que escolher a cidade para a qual iríamos não foi muito simples. Desde o começo, no entanto, já queríamos ir para o Canadá. Primeiro, porque queríamos ir para um país que falasse inglês, já que estudar o idioma era o maior dos nossos objetivos. Segundo, porque embora tivéssemos vontade de ir para os Estados Unidos também, sabíamos que os norte-americanos eram mais chatinhos em relação a vistos e tudo mais, sem contar que os cursos eram relativamente mais caros. Terceiro porque, né, canadenses são apenas amor e só se ouve falar bem deles. :D

Depois de fazer algumas pesquisas, descobrimos que as cidades que mais recebem intercambistas brasileiros são Toronto e Vancouver. Então, foi ainda mais simples: passamos a ler tudo sobre as duas cidades e falar, inclusive, com quem já tinha ido para lá. Uma amiga minha, por exemplo, só me contou coisas boas sobre Toronto, mas no final acabamos optando por Vancouver mesmo. Mas por quê?


Antes de mais nada, tínhamos em nossas cabeças que queríamos ir para uma cidade bem menor do que São Paulo e Toronto já não se encaixava muito nisso. Vancouver, por sua vez, era perfeita nesse quesito: com menos de 600 mil habitantes, era infinitamente menor do que a nossa cidade. Além disso, outra coisa nos chamou a atenção: falam que a cidade, se compararmos com alguma metrópole brasileira, se parece muito com o Rio de Janeiro. Não posso afirmar isso com certeza, afinal nunca morei no Rio, mas morar perto da praia durante três meses foi mesmo uma delícia!

Vancouver, então, foi a nossa decisão e dia cinco de setembro embarcamos para lá. Ou seja, pegamos um pouquinho do verão e quase todo o outono, o que foi muito legal, pois pudemos ver a cidade em dias de sol, de chuva (muita!) e, bem no finalzinho, com neve. O melhor de tudo, no entanto, foi ter contato com pessoas de vários países, donas de diversas culturas e manias, e descobrir que existe um monte de outras coisas aí nesse mundão para serem vistas.

Nossa casinha :)
Por isso, como sei que muita gente tem dúvidas em relação a intercâmbio e que sempre estão buscando informações sobre países, cidades, vistos e tudo mais, vou fazer alguns posts sobre isso aqui no blog para ajudá-las. Mas, antes de mais nada, só para deixar bem claro: Vancouver é a cidade dos sonhos, sim, sim, sim. 

5 comentários:

  1. Eu sempre quis fazer intercâmbio, mas nunca tive dinheiro. Agora com a faculdade, só posso fazer depois que terminá-la, ou seja, só com 23 anos e ainda espero ter dinheiro até lá pra poder fazer, mas mesmo e eu não tiver, vou tentar como au pair mesmo. Adorei a casinha que vocês ficaram! Já vi muita gente ir pra Toronto, mas Vancouver pra mim é novidade. Moro no Rio e pelas fotos que você tá mostrando aqui, parece mesmo.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Carolina, tudo bem?
    Namoro a quase 4 anos (agora estou noiva), e fazer intercambio sempre foi um sonho pra mim, depois de muito pensar resolvi falar com meu noivo sobre o assunto, ja que estou programando a viagem para março que vem. A principio ele não gostou tanto da ideia claro, eu sozinha por 3 meses em outro país, rs acho que também não ia gostar se fosse ele rs
    Mas enfim, depois de muitas conversas e tudo mas, decidimos que ele vai também ! Ele já precisava disso mesmo, mas não é do tipo que mete a cara e faz sozinho sabe ?!
    Minha duvida é, tenho um monte de amigos me criticando, dizendo que não vou aprender nada pq ele vai estar la comigo e tudo mais..mas vc que ja foi com o namorado, o que achou ? te atrapalhou ? faria diferente hoje ? tem alguma dica pra mim ?

    Obrigado ! Vou aguardar sua resposta !! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Carolina, tudo bem?
    Namoro a quase 4 anos (agora estou noiva), e fazer intercambio sempre foi um sonho pra mim, depois de muito pensar resolvi falar com meu noivo sobre o assunto, ja que estou programando a viagem para março que vem. A principio ele não gostou tanto da ideia claro, eu sozinha por 3 meses em outro país, rs acho que também não ia gostar se fosse ele rs
    Mas enfim, depois de muitas conversas e tudo mas, decidimos que ele vai também ! Ele já precisava disso mesmo, mas não é do tipo que mete a cara e faz sozinho sabe ?!
    Minha duvida é, tenho um monte de amigos me criticando, dizendo que não vou aprender nada pq ele vai estar la comigo e tudo mais..mas vc que ja foi com o namorado, o que achou ? te atrapalhou ? faria diferente hoje ? tem alguma dica pra mim ?

    Obrigado ! Vou aguardar sua resposta !! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Carolina, tudo bem?
    Namoro a quase 4 anos (agora estou noiva), e fazer intercambio sempre foi um sonho pra mim, depois de muito pensar resolvi falar com meu noivo sobre o assunto, ja que estou programando a viagem para março que vem. A principio ele não gostou tanto da ideia claro, eu sozinha por 3 meses em outro país, rs acho que também não ia gostar se fosse ele rs
    Mas enfim, depois de muitas conversas e tudo mas, decidimos que ele vai também ! Ele já precisava disso mesmo, mas não é do tipo que mete a cara e faz sozinho sabe ?!
    Minha duvida é, tenho um monte de amigos me criticando, dizendo que não vou aprender nada pq ele vai estar la comigo e tudo mais..mas vc que ja foi com o namorado, o que achou ? te atrapalhou ? faria diferente hoje ? tem alguma dica pra mim ?

    Obrigado ! Vou aguardar sua resposta !! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Tudo bem e você? Primeiramente, queria falar que apoio MUITO a sua decisão de fazer um intercâmbio! Essa foi uma das experiências mais incríveis da minha vida e acho que todo mundo deveria passar por ela. :) Sinceramente, acho que tudo depende de vocês se policiarem. Vou ser sincera: talvez eu tivesse falado muito mais inglês lá se não tivesse ido com meu namorado. A gente falava bastante português, mas não acho que isso tenha atrapalhado. Eu aprendi MUITO durante esses três meses, inclusive porque tínhamos aulas separados e frequentemente saíamos com pessoas de outros países. Eu não faria diferente hoje não, acho que ele foi um apoio muito importante pra mim e a viagem ficou muito melhor com ele ao meu lado. :) Minha dica pra vocês é: falem o menos português que conseguirem! Isso vai fazer com que, cada vez mais, vocês pensem em inglês. Acho que, nas cidades que mais recebem intercambistas, você sempre vai encontrar muito brasileiro, então não vai mudar se você for com o seu noivo ou não. O principal é vocês se esforçarem para falar bastante em inglês e, claro, conhecer bastante pessoas de outros países para praticar! Um beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...