1 de agosto de 2015

Como eu descobri o que é ser saudável de verdade

Hoje, enquanto eu pensava no assunto que poderia escrever aqui no blog, parei pra pensar o quanto mudei de uns anos pra cá. Aos poucos, comecei a me curtir mais, a aproveitar a minha companhia, a não me incomodar de ficar sozinha ou passar um fim de semana toda assistindo a seriados no Netflix. E uma coisa que contribuiu muito para que eu passasse a me amar mais, sem dúvida, foi a minha auto-estima, que só aumentou.


Já há algum tempo, quase dois anos, me comprometo a comer de forma mais saudável, a evitar alguns alimentos industrializados e a consumir, o menos possível, doces e frituras. Claro que ninguém é de ferro, né? Vocês sempre me veem postando aqui no blog sobre restaurantes que amo ou que fui conhecer e, na maioria das vezes (confesso!), isso inclui hambúrgueres, frituras e sobremesas cheias de açúcar e gordura.

Pois bem: eu nunca, em nenhum momento, disse que ia ser uma daquelas doidas que só se alimenta de frango e batata-doce, que evita sair com os amigos e com o namorado por medo de sair da dieta e passa todas as horas livres na academia. Sim, eu gosto de malhar e também gosto de manter uma alimentação saudável e balanceada, mas é essa justamente a questão: ser balanceado. Não adianta nada você passar uma semana toda sem colocar um quadradinho de chocolate na boca se, ao chegar no fim de semana, você come uma barra de chocolate toda sozinha e toma um pote de dois litros de sorvete de uma vez.


Eu aprendi isso do pior jeito esse ano. Eu tinha certeza que, depois do Canadá, eu teria engordado alguns quilinhos. Afinal, sabendo que ficaria lá por apenas três meses, eu aproveitei mesmo, né? Comi tudo o que tinha direito, almocei pizza diversas vezes, comi chocolate de monte e, claro, me deliciei com todas aquelas besteiras que eles têm, mas a gente não está acostumado. Comer donuts pelo menos três vezes por semana era regra, por exemplo. Então, quando voltei para o Brasil, nem me preocupei em me pesar.

Há duas semanas, mais ou menos, eu fui para uma consulta de rotina na minha médica e resolvi me pesar. Na hora, até cogitei ficar longe da balança para não ficar triste, mas depois achei que seria uma boa alternativa para eu finalmente tomar vergonha na cara e voltar à rotina saudável que eu tinha antes do intercâmbio. Dito e feito: engordei quatro quilos e, deixando de seguir uma dieta mais restrita, pelo menos durante a semana, acabei não emagrecendo mais.


A partir daí, resolvi finalmente retornar à alimentação saudável. Deixei de comer frituras e doces durante a semana, passei a me esforçar mais para tomar pelo menos dois litros de água por dia e, especialmente, parei de comer o máximo de alimentos industrializados possível. A gente sabe que aquelas bolachinhas, que as propagandas sempre falam que são muito saudáveis, na verdade não são, né? Na hora da fome, o melhor é sempre comer uma fruta com castanhas, por exemplo, do que um pacotinho de biscoito industrializado.

Não sei se vocês são daqueles que comem sem engordar, mas eu nunca fui assim e, só depois que aprendi o que fazia bem e o que fazia mal para o meu corpo, consegui perder o peso que sempre quis. Hoje, eu não como nada de embutidos, inclusive peito de peru, tirei o pão da minha alimentação (viva a tapioca!), passei a consumir muito mais frutas e legumes e, além disso, durante a semana só tomo água. Sucos de caixinha e refrigerantes? Nunca mais.

entenderam por que eu não queria voltar do Canadá?
De fim de semana, é claro, fica um pouco mais difícil se controlar. A gente sempre acaba querendo sair pra jantar ou então fica com vontade de comer um chocolate e disso eu não me privo, não. Afinal, como vocês bem sabem, eu adoro comer! E adoro conhecer restaurantes também. Então, o jeito foi dar uma segurada só, evitar comer um tablete de chocolate de uma vez só ou passar o sábado e o domingo inteiros comendo. Como sempre, o equilíbrio se mostrou a melhor opção, afinal, a gente não quer viver de frango e batata-doce, mas também não precisa se enfiar no fast-food em todas as refeições, né? De vez em quando rola um pãozinho quentinho com manteiga de café da manhã e eu também como batata-frita aos finais de semana, mas passar o domingo todo comendo salgadinho e tomando refrigerante não.

Não sei se vocês se interessam por esse assunto e tentam levar uma vida mais saudável que nem eu, mas quando eu resolvi mudar um pouco a minha rotina, uma pessoa que me ajudou muito a entender o que, de fato, era saudável foi a Bárbara Mamede, que já deu uma entrevista muito legal aqui para o blog. :)

9 comentários:

  1. Nessas férias eu engordei 4kg também. Viajei e subi em uma balança aleatória de uma farmácia aleatória e fiz a seguinte expressão > :o < e com razão. Eu não sou daquele tipo de pessoa que come sem engordar, quem dera. Sou daquele tipo que engorda fácil e emagrece fácil, então acredito que se eu controlar a minha alimentação e fazer mais exercícios, consigo perder uns quilinhos aí. Eu acho esse assunto super interessante e concordo com o que você falou, dieta balanceada não é ficar só comendo alface, é balancear uma refeição saudável e uma fugidinha para o chocolate ou sorvete. É aquela coisa de: tudo que é consumido em excesso, faz mal.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Preciso aprender contigo! Em um ano eu engordei 10kg e desde então nunca mais consegui perder. As pessoas dizem que fiquei melhor assim mas eu sei que não. Me alimento muito mal e preciso passar por uma reeducação alimentar e ter mais consciência das coisas \; Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou precisando urgente me alimentar melhor ): mas é sempre tão complicado... Mas vou conseguir! Amei o post ♥

    ResponderExcluir
  4. adorei o post e concordo com o que disse, acho que ser saudável não é se privar de quase tudo e sim saber balancear as coisas!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  5. Te entendo. Eu preciso mudar minha rotina também. Apesar de dificilmente comer industrializados e tentar manter uma alimentação saudável, tenho dificuldade em perder peso.
    Adorei o post!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Me preocupo muito com a alimentação que tenho e acho super válido você saber que você é o que vc come. É uma pura verdade essa afirmação. Uma saida de rotina e o corpo todo ja sente, né? bizarro Sei que quanto mais velha ficar, pior será isso rss

    ResponderExcluir
  7. Eu sou muito compulsiva por comida, se deixar toda hora estou comendo algo. Só que antes eu só comia o que não devia, resultado: Aumento de peso e Gastrite leve, a partir dai que comecei a mudar meus hábitos. Claro, que ngm é de ferro como vc disse ali em cima, vire e mexe como besteira, mas melhorei muito esse hábito <3

    ResponderExcluir
  8. Eu sei que me alimento mal, mas sempre que possível tento compensar. Meu corpo também as vezes pede por um bom arroz com feijão ou uma salada, mas no lugar onde trabalho, a não ser que eu leve comida, é bem difícil comer saudável. E eu também sou um pouco compulsiva com algumas coisas de comer. Sabe aquele desejo incontroláveeeel? Pois é.

    É uma questão de reeducação e prioridades. Que bom que você esteja conseguindo seguir o que estipulou :D
    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, eu procuro ter uma alimentação saudável durante a semana, mas se me der vontade de comer um hamburguer eu vou comer rs.

    Um beijo

    Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...