12 de agosto de 2013

Trilha sonora para leituras

É impressionante como nossa mente relaciona sensações a algumas situações do dia a dia, não é? Um perfume que lembra determinado dia, uma textura que lembra alguma comida, uma música que lembra algum momento...

Eu sou daquelas que sempre ouve música quando vai ler um livro. Acho que é mais fácil para me concentrar e, além disso, me faz fugir do mundo ao redor de uma maneira muito mais fácil. O que acontece toda vez, no entanto, é que eu não ouço vários artistas cada vez que vou ler. Meio que seleciono um e só ouço ele até o fim. Vira uma trilha sonora da história de verdade, sabe?


Reparei nisso hoje, enquanto estava lendo Cidade dos Ossos (em breve vai ter resenha aqui no blog! Mas já adianto que é sensacional <3). Resolvi colocar The Black Keys no último volume e, pronto, lembrei imediatamente de uma cena de A Hospedeira. Estranho isso, né?

Lembro que, logo no início da faculdade, por volta de 2009 ou 2010, eu tive que ler A Sangue Frio, do Truman Capote, para uma das matérias. Como sempre, li o livro todo ouvindo música e, dessa vez, tinha sido a discografia de Jason Mraz. Até hoje quando ouço alguma música do cantor me lembro de cenas desse livro - que, se você nunca leu, leia, porque é maravilhoso.

Outras duas bandas que me lembram um livro específico é Foster The People e Two Door Cinema Club, que eu ouvi enquanto lia A Marca de Atena. Não tem jeito, cada música me lembra uma cena do livro, especialmente aquelas focadas na Annabeth.

Vocês também passam por isso? Alguma banda, ou música, lembra um livro específico? :)

2 comentários:

  1. Estou com a hospedeira aqui para ler, preciso te tempo. Eu só consigo ver um filme depois que li o livro. Manias, né? hahahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não consigo ler e ouvir música ao mesmo tempo, adimiro quem consegue rs

    http://www.metadefutil.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...