30 de janeiro de 2013

Quando os blogs se tornam mais confiáveis que a grande mídia

Sempre tive milhões de blogs e fui muito fã deles. Obviamente que, quando pequena, a minha ideia era ser famosa no mundo online e, como não trabalhava e apenas tinha que ir à escola, passava horas e horas mudando o template e comentando em sites alheios para me tornar conhecida e ter sempre um comentário novo nos meus posts.

Hoje, as coisas mudaram. Depois de quatro anos de Jornalismo na PUC-SP, percebi que determinados blogs passaram a ser tão importantes quanto os veículos de comunicação mais conceituados do país. Em alguns casos, inclusive, tornaram-se muito mais importantes do que determinado jornal ou programa de televisão.

O que acontece, na realidade, é que o público deixou de acreditar na grande mídia, simples assim. Sei que é forte fazer uma afirmação dessas, mas a minha geração, pelo menos, e as que vieram depois de mim, percebeu que a publicidade em torno de programas e sites é, frequentemente, muito mais importante do que a veracidade das informações que eles transmitem. 

Por que os blogs de beleza, atualmente, estão tão conceituados? Porque, simplesmente, o público enxerga estes blogueiros como alguém normal. Não os coloca em um pedestal e, além disso, confia em suas opiniões. Falo isso por experiência própria: quando vou comprar um produto novo, sempre procuro resenhas sobre ele em blogs e não em sites famosos. Para mim, e sei que para dezenas de pessoas, a opinião de um blogueiro é muito mais confiável do que a de um site lotado de publicidade.

Mesmo assim, é necessário tomar cuidado, pois há muito blogueiro por aí se fantasiando de bonzinho quando, na verdade, está mais interessado nos lucros e jabás que ganha com seu trabalho. Todos sabemos que as marcas, hoje, já perceberam o grande mercado que podem abocanhar ao fazer parcerias com determinados blogs. E alguns blogueiros se aproveitaram de sua fama para criar suas próprias lojas online com preços exorbitantes. No entanto, muitos ainda continuam sendo honestos e atenciosos com seus leitores, que enxergam neles uma oportunidade de fugir da opinião massificada da grande mídia. É questão de saber escolher.

Extra: 

a quem interessar, alguns blogs que eu gosto muito e nunca me decepcionaram no quesito confiabilidade.

Pausa para Feminices - www.pausaparafeminices.com
Sem Paletó - www.sempaleto.com.br
Passando Blush - www.passandoblush.com.br
Niina Secrets - www.niinasecrets.com.br
Just Lia - www.justlia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...