29 de janeiro de 2013

Matem os personagens principais!


Não gosto de Crepúsculo. E antes que me crucifiquem, li todos os livros e acredito ter um pouco de embasamento para afirmar que a autora escreve muito mal. Desculpem-me os fãs, sei que o livro prende muito a atenção e, apesar da Bella ser uma personagem insossa, a gente torce por ela até o fim. Mas, vamos combinar: não há um clímax durante a estória. Nada, nada. No último livro, que recentemente foi aos cinemas, a única batalha, a maior de todas, simplesmente não acontece.

Todo mundo me julga quando eu falo que adoro quando o autor mata um personagem principal. Não é que sou uma pessoa de sangue frio e que sente prazer em mortes (embora The Walking Dead seja uma das minhas séries favoritas). O que acontece é que quando um autor mata alguém que é muito importante para o público, ele sai da mesmice e surpreende. E não é isso o que a gente procura quando lê ou vê alguma coisa? Porque se eu quisesse histórias iguais, simplesmente leria o mesmo livro várias e várias vezes...

Obviamente que não sou a favor de uma carnificina generalizada, sempre me apego a personagens específicos, mas quando um deles deixa de contribuir para a história, acho que é hora de rever o que, de fato, é melhor para o seriado ou livro em sua completude. Quando fui assistir ao último filme de Crepúsculo, por exemplo, lembro ter me pegado pensando: nossa! Transformaram essa história em algo bom! A morte de alguns personagens, como Carlisle Cullen, fez com que eu percebesse um enriquecimento do enredo como um todo. Obviamente todo esse meu encantamento foi por água abaixo quando descobri que a batalha não havia acontecido de fato. (Aposto que se a Stephenie Meyer não tivesse se metido no filme, as coisas seriam diferentes. Enfim.)


The Vampire Diaries, por exemplo, foi baseada em uma série de livros que, tal como Crepúsculo, era uma história bobinha de amor, com poucas tramas e pouca profundidade. No entanto, a série se tornou, de repente, um exemplo a ser seguido, visto que deixou o enredo infantil de lado - formado, basicamente, pelo triângulo amoroso Damon, Stefan e Elena - para dar mais atenção a outras histórias que, sem dúvida, atrairiam muito mais do que pré-adolescentes românticas. Foi aí que conhecemos Os Originais, que nas mãos de atores como Joseph Morgan (Klaus) e Claire Holt (Rebekah), aumentaram, e muito, a qualidade do seriado.

Contudo, nesta última temporada, talvez a comparação que as pessoas normalmente fazem entre Crepúsculo, os vampiros que brilham, e The Vampire Diaries, os vampiros que arrancam corações com as mãos, não esteja tão equivocada, visto que cada episódio é uma enrolação só e ninguém mais aguenta as lamúrias de Elena e o Stefan corno-manso enchendo o saco a cada segundo.

Se na terceira temporada o público vibrou com a transformação da Elena em vampira, a busca desta nova temporada pela cura (alguém me explica como se cura um vampiro que não está doente, mas morto?) está me fazendo pensar seriamente em deixar de assistir à série - o que seria um pecado, já que Damon é basicamente um dos motivos de eu acordar todos os dias. Parece que, aos poucos, a história está se perdendo em meio a tantos personagens mal construídos, como o chato do Matt e o Jeremy que, em uma hora enxerga fantasmas e na outra vira caçador de vampiros.

Talvez, então, seja hora de avaliar bem quem, de fato, contribui para a história e quem, na verdade, já deveria estar morto há muito tempo para dar um up! ao seriado. Por mim, na verdade, Matt, Jeremy e Bonnie já estariam mortos há séculos. Mas, como Matt e Bonnie são água com açúcar na história, acredito que a morte do Jeremy daria uma boa continuidade a The Vampire Diaries, já que, como foi dito no episódio 11 desta temporada, isso destruiria o finalzinho de humanidade que ainda existe na Elena. Até porque, mais alguém, além de mim, está louco para vê-la virar uma vampira de verdade? Porque, até agora, tudo o que eu vi foi essa chata tomando alguns saquinhos de sangue e se lamentando pra todo mundo, sem ter qualquer atitude de uma vampira de verdade.

Um comentário:

  1. Adorei seu texto... muito bem escrito e com opiniões fortes, que apoio totalmente..Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...