17 de julho de 2014

Morte Súbita: um lado de Rowling que a gente ainda não conhecia!

A J. K. Rowling é, sem dúvida, uma das maiores escritoras do nosso tempo. Não por ter criado Harry Potter, embora eu ame a série, mas sim porque possui uma das narrativas mais deliciosas que eu já li. Desde que a história bruxo chegou ao fim, me senti órfã de uma autora que através de palavras simples conseguia me transportar do mundo real.

Há algum tempo, tive a oportunidade de ler Morte Súbita, um dos romances mais recentes dela. E, mesmo sabendo que o enredo não possuía qualquer coisa de fantasia, acabei me impressionando com o grau de maturidade que apresentou.

Morte Súbita conta a história da pequena cidade de Pagford que, após a morte inesperada de Barry FairBrother, uma das pessoas mais influentes do local, fica completamente em choque. Ninguém sabe o que vai acontecer com o conselho da cidade, nem o que será dos ideais que FairBrother defendia. Aos poucos, então, vamos conhecendo cada habitante da cidade junto com seus medos, seus receios e seus desejos.


Embora pareça uma narrativa simples, J. K. Rowling se supera nesse livro, fazendo com que apenas uma briga política de um vilarejo se torne algo muito mais grandioso. Através de Pagford, ela recria a nossa sociedade expondo os defeitos e segredos de cada cidadão.

Mas não se engane e ache que, por ser a criadora de Harry Potter, Rowling pegou leve com as descrições. Confesso que logo de cara fiquei um pouco chocada com a riqueza de detalhes de algumas situações. Aos poucos, no entanto, fui me situando e me apaixonando pelos personagens – que, aliás, estão longe de ser perfeitos.

O que me incomodou em Morte Súbita, contudo, foi que não houve um desfecho para a história. Conversando com outras pessoas que leram o mesmo livro, inclusive, fiquei com a sensação de que daria para fazer um outro livro facilmente. Acho, na realidade, que o objetivo da autora era esse mesmo: pegar um fato incomum e, através dele, expor a parte escondida de uma cidade que, de primeiro momento, aparenta ser perfeita.

De qualquer maneira, se você é um fã declarado de J. K. Rowling, assim como eu, recomendo muito que leia Morte Súbita, especialmente porque mostra um lado da autora que a maioria de nós não conhecia!

---

Falando em Morte Súbita, recentemente foi confirmado que a história será adaptada para uma série de televisão ainda esse ano. O seriado terá duração total de três horas e será produzida pelos canais HBO. Mal posso esperar para ver! Mas leiam o livro antes, hein? ;)

The Guardian

2 comentários:

  1. obrigada pela análise ! já queria ler e agora mais que nunca !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado, Cris! :) Se quiser a resenha de algum outro livro que eu li é só avisar!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...