11 de abril de 2020

Sábado de quarentena

A vontade de escrever normalmente vem out of the blue. Você está lá, tomando seu café às 11h30 de um sábado de quarentena e BOOM, a inspiração aparece. Aí você começa a refletir sobre tudo o que passou desde seu último texto aqui nesse lugar - no dia 17 de março de 2019.

E percebe que tanta, tanta coisa passou. O quanto você evoluiu. E o quanto seus planos evoluíram junto com você.

Gostar de si mesmo é o maior desafio de uma vida toda. É se olhar todo dia no espelho e, em vez de enxergar apenas os defeitos, encontrar as qualidades. É se admirar pelo que você é, não por aquilo que você já foi ou pelo que ainda quer ser. É gostar pelo simples prazer de gostar. E ter certeza de que não haveria lugar - ou pessoa - melhor para se morar.

Não sei o que aconteceu em 2019, mas algo na minha cabeça virou uma chavinha e fez com que eu começasse a correr atrás daquilo que eu evito há tantos anos. E, assim, comecei 2020 muito mais perto de alcançar meu objetivo do que um ano antes.

Infelizmente, chegou aí um vírus que virou a vida de todo mundo de ponta cabeça, inclusive a minha. Estamos aprendendo com a nova rotina, ressignificando as conversas online e aprendendo a conviver, mais do que nunca, com nós mesmos.

Refletindo um pouco sobre esse novo momento, acho que é só a vida tentando nos dizer: "vai com calma". Não esquece do presente. Faça planos para o futuro, mas viva um dia de cada vez. Há coisas mais importantes do que comprar, do que sair, do que trabalhar. E eu, do alto da minha vida extremamente privilegiada, sei que isso é verdade. Que posso me dar ao luxo de ficar em casa enquanto tantas pessoas lutam para sobreviver um dia mais.

É difícil colocar uma pausa nos seus planos. Realinhar sua rota. Dar um passo para trás, respirar e olhar para aquele mesmo caminho mais uma vez. Mas é preciso. Enquanto isso, vou vivendo assim, dentro de casa, me refugiando nas redes sociais (que ainda existem aqui, mas menos frequentes), nos livros, nos seriados e em novos idiomas. Porque a vida é assim mesmo... quando você menos espera, chega algo ou alguém pronto para te fazer repensar tudo aquilo que sempre sonhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...