17 de maio de 2016

Sainte Marie Gastronomia: o melhor restaurante árabe de São Paulo!

Em uma cidade do tamanho de São Paulo, fica difícil escolher apenas um restaurante favorito. Afinal, são tantas opções, tanto tipo de gastronomia e tanto lugar incrível, que escolher só um é completamente injusto com os outros. Quer dizer, eu tenho uma hamburgueria favorita e até a sorveteria que mais gosto de ir, mas dizer que é a melhor de todas? Não dá. 

Esse fim de semana, o do meu aniversário, conheci mais um lugar aqui em São Paulo que todo mundo deve ir. E quando digo “todo mundo”, quero dizer: todo mundo mesmo. O Sainte Marie Gastronomia é um restaurante tão maravilhoso, com comidinhas tão incríveis, que eu saí de lá já com vontade de voltar. E não tenho dúvida de que isso vai acontecer em breve. 

coalhada seca com azeite
O Sainte Marie Gastronomia é um restaurante árabe que vem se tornando cada vez mais conhecido por quem gosta desse tipo de gastronomia. Seu chef e dono, Stephan Kawijian, um libanês descendente de armênios, é quem dá todo o sabor por trás de cada prato que chega à mesa e eu, por ser descendente de árabe, não poderia perder a oportunidade de conhecer o local. 

Fizemos uma reserva por saber que aos sábados o Sainte Marie fica quase impossível de tão cheio e chegamos lá ao meio-dia, para não correr o risco de perder a mesa. Foi só por isso, realmente, que conseguimos sentar assim que chegamos. Logo de cara já fomos servidos com a melhor coalhada seca que eu já provei e um pão sírio quentinho e crocante. Também pedimos uma porção de hommus, aquela pasta de grão de bico, que era superbem temperada e cremosa. Uma delícia! 

esfihas de cebola e de cordeiro

Depois das entradas, então, foi a vez de começar a pedir o que queríamos experimentar. Minha primeira escolha, assim como a de um casal de amigos, foi uma esfiha de cebola que todo mundo fala bem. Meu namorado, no entanto, optou pela esfiha de cordeiro. Não preciso nem falar que elas eram incríveis, né? A esfiha de cebola era do tamanho certo, com um creme de cebolas no centro e cebola crispy por cima. De comer de joelhos! A de cordeiro, por sua vez, era extremamenta suculenta e com o sabor levemente adocicado – maravilhosa. 

quibe montado <3

Após as esfihas, acabamos pedindo o famoso quibe montado do Sainte Marie – uma mistura de quibe assado com quibe cru e coalhada seca. Eu nem tenho palavras para descrevê-lo, de tão bem temperado e saboroso que era. Só sei que dividimos a porção em quatro pessoas mas, se eu pudesse, teria comido um todo sozinha. O quibe montado é tão famoso que, se você olhar ao redor, vai notar que praticamente todas as mesas fazem esse pedido. Vale a pena! 

polvo com batatas laminadas

Depois do quibe, confesso que fiquei bastante satisfeita e já queria comer a sobremesa, mas meu namorado e um dos meus amigos ainda estava com fome. Então, resolvemos pedir mais um prato: um polvo com batatas laminadas. Eu, que não sou boba, acabei provando um pouco também desse prato que, além de bonito, era supergostoso. O polvo era extremamente saboroso e estava no ponto certo. 

knefe

Por fim, finalmente chegou a hora de escolher a sobremesa. Eu sou simplesmente apaixonada por doces árabes, então apesar de todo mundo falar muito bem do mousse de chocolate com a calda de maracujá, optei por um doce chamado knefe, feito com macarrão cabelo de anjo, ricota, damascos e mel. Simplesmente divino!

O Sainte Marie Gastronomia acabou se tornando um dos meus restaurantes favoritos em São Paulo e não foi à toa: é sensacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...